Barómetro da
Mobilidade 2023

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Caracterização da amostra

Foram obtidos 3545 inquéritos preenchidos, sendo que 65% dos inquiridos são do sexo masculino e 35% do sexo feminino. A maior parte dos inquiridos tem entre 45 e 49 anos de idade (18%), tendo sido também frequentes os inquéritos respondidos por pessoas entre os 40 e os 44 anos (16%) e entre os 50 e os 54 anos (14%). A maior parte dos inquiridos possuía algum tipo de formação superior (68%). Os distritos com maior percentagem de inquiridos foram Lisboa (28% dos inquéritos), seguida de Braga (27%), Porto (14%) e Aveiro (11%).

Os inquiridos deslocam-se, em média, cerca 13km nas suas deslocações diárias mais habituais, embora tenha ocorrido uma grande variabilidade nas respostas dadas (deslocações entre 0 e 500km, com um desvio padrão de cerca de 23km). Mais de metade das pessoas (52%) afirma que estas deslocações diárias demoram de 5 a 20 minutos e 23% demora de 21 a 35 minutos.

Deslocações

Pode verificar-se que o carro é o modo de transporte mais utilizado no universo de pessoas inquiridas, sendo que 52% das pessoas afirma que este é o modo de transporte que mais utilizam diariamente, enquanto que a bicicleta é o modo de transporte mais utilizado por cerca de 16% das pessoas; apenas 10% das pessoas afirmam deslocar-se maioritariamente em transportes públicos (Fig. 10).

Esta tendência mantém-se mesmo quando as distâncias a percorrer são inferiores a 10 Km: neste caso 44% das pessoas fazem esse percurso de carro, 20% das pessoas utiliza a bicicleta e apenas 7% utilizam um transporte público (Fig. 11).

Estas tendências são semelhantes em todas as zonas do país (Fig. 12).

Quando inquiridas acerca de que outros modos de transporte utilizam para além do seu modo de transporte mais utilizado, 45% das pessoas referiram que, em alternativa, se deslocavam a pé (Fig.13).

   

A Bicicleta

Relativamente ao número de dias por semana em que a bicicleta é utilizada, a resposta mais frequente foi um dia por semana (34%) (Fig. 16), o que reflete o facto da maioria das pessoas ter afirmado que a utiliza para efeitos de lazer e/ou desporto (54%), e não como principal modo de transporte (Fig 14.).

Apesar disso a esmagadora maioria das pessoas (85%) respondeu que preferia utilizar mais a bicicleta como modo de transporte (Fig 20).

Algumas das principais razões apontadas para não o fazer estão relacionadas com a segurança rodoviária, sendo que as pessoas referem não se sentirem seguras/confortáveis no trânsito ou a inexistência de ciclovias seguras (Fig. 18).

A existência de ciclovias é, aliás, o principal factor referido pelos inquiridos (55%) que os fariam utilizar mais a bicicleta (Fig. 19).

Relativamente às distâncias percorridas em bicicleta, os inquiridos pedalam em média 19km (desvio padrão = 37km) quando utilizam a bicicleta como meio de transporte, 38km (desvio padrão = 55km) quando utilizam a bicicleta por lazer e 88km (desvio padrão = 89km) quando se trata de uma utilização ligada à prática desportiva. Em qualquer dos tipos de utilização, os inquiridos do sexo masculino percorrem distâncias significativamente superiores em relação aos inquilinos do sexo feminino .